Manifesto
Instituto Castanheiras:
As sementes
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
Paulo Freire Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos.
São Paulo: Unesp, 2000.
Nós somos o Instituto Castanheiras!
O Instituto Castanheiras surge do propósito de transformação e da crença na educação como direito, base e agente na formação de cidadãos globais.
Cidadão global: aquele que compreende que o mundo é constituído por conexões e que, para além de si, existe o outro. Utilizando de sua própria cultura e história, ele gera um movimento de mudança social, abraçando as necessidades e desejos de uma comunidade.
Derrubamos muros, construímos pontes. Uma comunidade educadora semeando esperança.
Acolhemos, e nos lançamos à difícil tarefa de educar desde a infância até a integração profissional.
Ensinamos por meio da arte, do esporte e da tecnologia dentro de um ambiente já conhecido: suas próprias comunidades.
Os territórios das periferias, este é o chão que nós pisamos e é por meninas e meninos moradores destes territórios que aqui estamos.
Não podemos mais aceitar que crianças, adolescentes e jovens fiquem sem acesso a uma educação de qualidade, EDUCAÇÃO PARA TODOS é um direito perpetuado na Constituição Federal de 1988.
Não podemos nos conformar com crianças, adolescentes e jovens presos ao ciclo da pobreza e exclusão.
A educação deve estar no centro dos debates , defendemos que através da educação iremos mudar nossa comunidade, nossa cidade, nosso país e o mundo.
As sementes estão sendo lançadas, a transformação já começou. Você pode semeá-las e contribuir para um futuro sustentável e com mais oportunidades de aprendizagem para todos.
Educação de qualidade, educação para reduzir as diferenças sociais, educação para equidade de gênero, educação para erradicação da pobreza, educação para o trabalho decente e crescimento econômico, educação para a cultura da paz, educação para o desenvolvimento da saúde e do bem estar.
Venha com a gente.
Transformar pela educação.